sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Novos rumores indicam o iPad 2 mais veloz, mas com a mesma resolução do original



Ninguém sabe ao certo quando a Apple vai apresentar o iPad 2, segunda geração do bem sucedido tablet revelado por Steve Jobs em janeiro de 2010. Enquanto isso, especulações só crescem em torno do aparelho: a mais recente vem de Taiwan e indica uma nova tela, chips mais rápidos, versões CDMA e GSM, câmeras como a do iPod touch e a produção de até 5 milhões de unidades até o fim do primeiro trimestre.

Mas não espere uma resolução maior do que os atuais 1024x768 ou o Retina Display como no iPhone 4 e iPod touch de última geração. De acordo com o analista da Concord Securities, Ming-Chi Kuo, as melhorias na tela do iPad 2 dizem respeito somente à sua espessura 30% menor e características antirreflexos, que proporcionam uma leitura melhor sob a luz do Sol - uma estratégia da Apple para combater um dos atributos mais festejados do leitor de livros eletrônicos Kindle.

O maior problema que impede o iPad 2 de ter um Retina Display, segundo Kuo, é a dificuldade na manufatura da tela. No momento, a produção de painéis de alta resolução e com a tecnologia de iluminação do modelo não têm o volume necessário e nem o custo pretendido pelas expectativas da Apple.

Maior capacidade gráfica

Mas a segunda geração do tablet não vai ficar parada no tempo. Uma das maiores novidades será o processador ARM Cortex-A9 de núcleo duplo com 1,2 GHz, contra o A4 da própria Apple com 1 GHz para o iPad original. Além disso, haverá também o chip gráfico (GPU) SGX543 da Imagination - sim, o mesmo que equipará o novo portátil da Sony, o NGP.

A memória RAM do iPad 2 também será maior, com 512 MB para obter mais vantagens da capacidade gráfica melhorada. Embora seja a mesma configuração do iPhone 4, rodará com um clock mais rápido de 1,066 MHz, conseguindo maior taxa de transferência de dados.

A possibilidade de um slot para cartão SD, amplamente divulgada em rumores na internet, foi mencionada, mas não confirmada (o rumor apenas diz que, além de aumentar a capacidade de armazenamento, permitiria transferir fotos e arquivos de vídeo direto de filmadoras). Mas há a especulação quase óbvia de que o iPad 2 terá duas câmeras com a mesma configuração das do iPod touch, com a traseira com suporte a vídeos em 720p e fotos em 1 megapixel e a dianteira com qualidade VGA de 0,3 megapixel para a função Facetime.

Expectativa de 5 milhões de unidades



Para atender também às operadoras norte-americana de telefonia, o tablet terá versões CDMA para a AT&T e GSM para a Verizon, além do modelo apenas com Wi-Fi. A diferença é que o CDMA utilizará o chip Qualcomm, enquanto o GSM virá com o Infineon, como no modelo original. A tática permitirá, segundo o analista taiwanês, correr menos risco de falta de estoque de componentes nas fábricas.

Falando nisso, a montagem do iPad 2 continuaria com a chinesa Foxconn, com estimativa de "ao menos de 4,5 milhões a 5 milhões de unidades" no primeiro trimestre de 2011. A data de lançamento provável, ainda segundo o analista de mercado, seria para o final de março ou começo do segundo trimestre do ano, baseado na demanda e fornecimento de componentes. Resta esperar para ver se tudo isso se confirma, com o novo tablet assumindo o posto de produto mais desejado do momento.

Via AppleInsider

Nenhum comentário:

Postar um comentário