terça-feira, 23 de novembro de 2010

Trollagem sobre trolls



Encomendei o game Gran Turismo 5 por meio de um site gringo (ShopTo - que eu ainda não recomendo, estou esperando chegar aqui para comentar algo) e estou em uma ansiedade tremenda para jogá-lo. Por tudo isso, estou pesquisando informações sobre o título em fóruns (no caso, UOL Jogos e Outerspace) e reparei em uma coisa: o mundo é dominado pelos trolls.

Como bom fã do Guns N' Roses atual (quem me conhece sabe o quanto eu gosto do Chinese Democracy), sei bem o que é isso. Também chamado de haters, são pessoas que dedicam o seu precioso tempo apenas a falar mal de alguma coisa. Seja o Axl, seja um guitarrista da banda nova, seja do GT5. No caso do GNR, os locais preferidos são fóruns, redes sociais (antigamente o Orkut, hoje o Facebook) e YouTube.

É difícil para mim conceber como pode alguém se divertir procurando confronto com pessoas de opiniões diferentes. O princípio é sempre o mesmo: provocar o "oponente" e depois simplesmente ignorar argumentos contrários. É como um comportamento psicótico de quem só tem prazer ao irritar os outros. Por isso são chamados de trolls - ou seja, os ogros que só vivem para causar o terror nas vilas medievais.

O Tiago Leifert (aquele mesmo, do Globo Esporte) disse uma vez que a melhor coisa é ignorá-los. Eu não concordo - acho que deveriam ser exterminados. Sim, fazer uma desratização da internet. Como? Adotando sistemas de votações que pudessem banir os usuários mais delatados como trolls. Sim, eu sei que não dá para fazer isso sempre, mas uma política mais rigorosa contra a má conduta na web poderia ao menos ajudar a previnir mais casos.

Em tempo: trolls sabem bem que nada é perfeito, nada vai agradar a todos. Por isso mesmo não adianta utilizar argumentos; eles simplesmente não querem dar atenção e não acreditam em fatos ou senso comum. Não tão chocante, isso lembra muito os psicopatas e nada melhor do que a internet para dar vazão aos instintos raivosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário