quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Escolha seu novo e-mail com carinho

Eu tenho um endereço de e-mail no Gmail muito simples. É tanto que algumas pessoas não entendem quando eu falo, apesar de parecer óbvio. E eu consegui essa façanha porque me cadastrei muito no começo do serviço do Google.

Só que isso me quebra as pernas. Explico: ter um e-mail muito simples o torna também a escolha óbvia de outras pessoas, principalmente aquelas que tenham nome e sobrenome parecidos com o seu. E se você adicionar uma pitada de burrice (pseudo)humana, terá a receita do desastre que é minha caixa de entrada.

Constantemente eu recebo mensagens que obviamente não são para mim. São para um tal de Brian Amaral, um jovem universitário dos Estados Unidos. Ou um outro Bruno, mas do Chile. E você acha que eles se preocupam em consertar o estrago, mesmo após eu avisar que não sou essas pessoas?

Os chilenos são os piores. Eles me incluíram numa lista de conversa que resulta em respostas diárias, sempre com o endereço de TODOS OS CONTATOS inclusos para qualquer um ler. E é claro que eles respondem sempre a todos, criando uma bola de neve.

Como não consegui simplesmente bloquear, eu configurei o e-mail para mandar esses e-mails direto para o Spam. Mas como eu sempre dou uma olhada nessa caixa para não apagar nada que tenha vindo errado, acabo vendo que esse povo ainda continua a me mandar mensagens sobre as eleições chilenas.

Pior ainda é que esses donos de e-mails parecidos com o meu são do pior tipo de usuário - o que coloca seu endereço em qualquer cadastro de site por aí. Resultado: recebo também spam na minha caixa de entrada regularmente.

O filtro do Gmail parece ser ineficaz para mim com uma certa regularidade, ainda mais quando eu mantenho a função de push pelo celular. Na verdade não sei se tem relação, mas enfim...

Portanto, caso você queira fazer um e-mail no R7 (que é um serviço novo) ou em algum endereço recém-aberto, aconselho a não utilizar escolhas óbvias. No meu caso, como já possuo o e-mail há algum tempo, fica complicado de passar a utilizar um novo endereço. Mas me arrependo muito ao ter que lidar com uns 90 spams diários e uma certa ineficiência na prioridade da minha caixa de entrada.

2 comentários:

  1. Hahaha! Ai, Bruno, meu e-mail é simples e isso nunca acontece comigo, que coisa! Você viu que o Google botou um novo serviço de filtragem (http://mail.google.com/mail/help/priority-inbox.html)? Será que funciona mesmo? No meu caso, não adianta de muita coisa, porque deleto tudo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim, eu uso! Mas não sei bem se adianta muita coisa.. O recurso de priorizar e-mails com estrelas ficou tão confuso que eu retirei isso.

    Bjos :)

    ResponderExcluir