segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Novo tablet-BlackBerry é anunciado - e o iPad?

Se você pensava duas vezes antes de comprar um iPad, acaba de ganhar mais uma razão. A Research In Motion (conhecida como RIM) anunciou hoje um tablet para concorrer com o oponente da Apple, mas com especificações bem melhores. Mas vale a pena?

Primeiro, se você acha que nem um iPad vale a pena e que não passa de um brinquedo caro, melhor parar por aqui logo. O tablet tem sua utilidade e, principalmente, um monte de usuário satisfeito com suas funções de entretenimento; doravante consideremos sua relevância (adoro termos jurídicos).

Continua lendo? Beleza, vamos ao aparelho: o tablet se chamará PlayBook e trará um processador de núcleo duplo com 1 GHz, 1 GB de memória RAM e tela sensível ao toque de 7 polegadas. Mas a grande atração é a possibilide de reproduzir vídeos em Full HD (1080p) por meio de sua saída HDMI. O iPad não possui tal capacidade (embora consiga aguentar vídeos nessa resolução).



No entanto, Steve Jobs implementou a genial ideia de aproveitar todo o catálogo de aplicativos já disponíveis para o iPhone - e não são poucos. E isso inclui games - nicho que a RIM quer aproveitar, como já declarou Mike Lazaridis na apresentação do PlayBook.

Fora isso, o iPad ficará bem desatualizado comparado ao BlackBerry de colo principalmente por conta da total compatibilidade com a tecnologia Flash, Mobile AIR e Reader da Adobe, além do POSIX, OpenGL (importante para gráficos em games) e Java. Ao menos até a próxima atualização do tablet da Apple, que deverá acontecer em fevereiro (se não antes), que deverá trazer câmera HD e resolução Full HD (e nada de Flash, claro).

Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas... Tudo isso é muito bonito, mas a RIM só vai lançar o PlayBook (que sim, é um nome estúpido para tentar aliar games com office) "no começo de 2011". Até lá o novo iPad já criou mais hype e a HP já deverá apresentar seu tablet com o WebOS, da falida Palm. Ao menos, são mais opções para você considerar de acordo com sua necessidade/vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário