quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Boatos, Hoaxes, OVNI, UFO e discos voadores...

OVNI é uma sigla: Objeto Voador Não-Identificado. Significa qualquer cabaço que você veja no céu e não saiba o que é, seja uma nave com ETs, seja um urubu, seja um kriptoniano. UFO é a mesma coisa, mas em inglês (Unidentified Flying Object).

Já "discos voadores" é uma expressão popular que serve para designar até mesmo uma nave alienígina em forma de triângulo (!). Imagino o que diriam se vissem uma X-Wing cruzando o céu... Mas não vamos nos ater a meros detalhes geométricos.

Não tenho nada contra quem acredita. Gostaria de ver algum para poder ter essa certeza toda de que existem visitas extra-terrestres mesmo nessa bodega. Mas me deixa muito indignado como tem gente que expõe ao ridículo um argumento válido de vida fora deste planeta...

O canal a cabo History passou uma maratona de pseudo-documentários sobre aquela velha teoria do "Eram os Deuses Astronautas?". Entre "especialistas" de credibilidade duvidosa, eu vi gente refutando fatos históricos apenas para corroborar a tese. Ignorar argumentos e mostrar crença sem nenhuma base científica e lógica não me parece um bom caminho para propagar a ideia de que não estamos sós.

Em um dos episódios, oferecem como suporte à teoria de discos voadores reais os planos (fracasssados) da Força Aérea Norte-Americana de fabricar aeronaves com formato circular. O vídeo mostrou esta foto:


Detalhe: já se sabe que essa foto é uma montagem. O documentário, feito em 2009, ignorou ou não apurou com certeza. Como querem passar credibilidade assim?

Boataria bonita

Mas não é de hoje que se vê a grande mídia caindo em boatos. Um deles foi o criado no blog TheChieve.com e traz uma série de fotos (como slides sequenciais) com uma funcionária se demitindo e ridicularizando o ex-chefe por, entre outros predicados nada amigáveis, passar 19 horas por dia jogando Farmville no Facebook.


O próprio site confessou depois ser um mero boato fabricado para dar audiência. Mas ao menos nos apresentou a bela Elyse Porterfield, atriz de 22 anos que ganhou notoriedade com o rumor. E ela ainda é a cara da excelente (e minha eterna diva) Fiona Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário