quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Censo e a falta de sensibilidade dos tablets


Fui entrevistado por uma simpática moça do IBGE na manhã desta quinta-feira. Como todos sabem, o censo 2010 está sendo realizado com um tablet sensível ao toque da LG equipado com o que parece ser o Windows. Não pode ser coisa boa.

Nada contra o sistema operacional da Microsoft, mas tudo contra sua usabilidade em telas sensíveis ao toque. E, por via de regra: se é preciso uma canetinha stylus para usar, significa que é ruim e impreciso.

As letrinhas miúdas do sistema não ajudam também, com um teclado virtual que obriga a digitação no estilo "catando milho", mas com a tal canetinha. As opções aparecem em boxes tão pequenos quanto. Pode parecer pouca coisa, mas a possibilidade de colocar um casal com quatro filhos em vez de dois é grande. Ou pior: casar solteiros invertebrados inveterados e matar um monte de agregados. É, não é tão ruim...

Sushi

Tem um japonês em Moema (em Sampa, para quem não sabe) que eu gosto muito (quando dá, pois é meio fora dos meus padrões) chamado Mori (não o da Consoloção, mas o da rua Gaivota, próximo ao Shopping Ibirapuera). Excelente a comida de lá, com um peixe fresco e saboroso. Mas, ao menos no rodízio, eles têm um problema: nem sempre o que você pede é o que se recebe na mesa.

Acredito que o grande culpado disso tudo é justamente o pequeno tablet que os garçons utilizam. E sim, não é com o dedo que se seleciona as opções de entradas e pratos principais, mas com a marota canetinha stylus. Já usei um palm com uma coisa dessas e me surpreendi com a falta de precisão de sua tela sensível a um toque por vez (ou seja, o oposto do multitouch).


Claro que, no caso do Mori, são apenas sushis de atum a mais ou temaki com a indesejável maionese. Mas em escala nacional, no caso da pesquisa do IBGE, há uma grande chance de errinhos pequenos acabarem afetando o resultado macro do censo. E isso significa aplicação errada de investimentos públicos baseados nesses números.

No final da entrevista, é preciso assinar na tela para confirmar que foi você mesmo que deu as informações. Juro que tentei, mas tenho a impressão meu nome saiu algo como "Brini di Umuril". Eficácia mandou lembrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário