quarta-feira, 11 de agosto de 2010

iTV e PlayStation Phone - dois futuros fracassos?

O blog bacanudo Engadget soltou no início da noite desta quarta-feira (11) duas bombas. Ambas falam de novos produtos baseados em hardware já existentes, mas com aquela mudança que basta para os fãs ficarem ávidos por gastar o vitém. Também compartilham uma semelhança: um gostinho de caretice no melhor estilo Dunga.

A primeira carga de combustão foi o relançamento da Apple TV, um aparelhinho sem graça que nem fede e nem cheira para os brasileiros com acesso limitado ao iTunes. Renomeado de iTV - seguindo o padrão de sucesso dos seus primos iPod, iPhone e iPad -, o aparelhinho vai compartilhar o sistema operacional iOS presente nos dispositivos móveis da empresa de Steve Jobs e poderá rodar aplicativos também.

Aí vem a rasteira: a capacidade de armazenamento diminui com a troca do disco rígido por um de memória sólida (o popular "memória flash" presente no seu vergonhoso MP20 comprado na Rua Santa Ifigênia ou no Mercado Livre) e o bichinho não mais suportará vídeos Full HD (resolução de 1080p) ou mesmo 1080i (como na TV Digital).

Os Applemaníacos que vão comprar isso e passar os próximos 12 meses justificando-se sobre as maravilhas do design que compensam o preço caro (eu sei como é, também tenho produtos da maçã) terão que se contentar com a resolução 720p. Estranho, se parar para pensar que o processador A4 - o mesmo do iPhone 4 - tem capacidade de rodar vídeos em Full HD. Pô, até o iPhone 3GS pode!

I WILL MAKE YOU SUFFER!

A outra carga explosiva foi a aliança entre o Google e a Sony Ericsson para trazer o PlayStation Phone do mundo dos rumores à realidade. Na verdade, de acordo com o Engadget (já que ainda é uma notícia não-oficial), o handheld será uma espécie de Xperia com um painel deslizante lateral com botões de joystick, tornando-o semelhante ao PSP Go. O celular virá com o sistema operacional Android 3.0 (também conhecido pela alcunha Gingerbread).

Os botões terão configuração semelhante a do falido PSP Go, mas com um touchpad (sabe aqueles de notebook que substituem um mouse?) no lugar do ainda mais pobre direcional analógico do console portátil atual. Os botões L e R, localizados acima do painel deslizante, também estarão lá.

Isso tudo com o processador Snapdragon de 1 GHz (o mesmo do Nintendo 3DS, dizem), tela de 3,7 OU 4,1 polegadas e com logotipos tanto do Xperia quanto do PlayStation.

Aí vem o pipoco do trovão: o bicho não vai substituir o PSP atual. Ele terá títulos com gráficos entre o PlayStation 1 e o PSP mesmo e aproveitará a loja virtual Android Marketplace para comercializar jogos via download de forma semelhante a da App Store, da Apple. Entre os títulos mencionados estão God of War e Little Big Planet (possivelmente os mesmos já lançados) e o Call of Duty: Modern Warfare (esse sim, uma novidade).

Tá, então a Sony vai combater a Nintendo (com o 3DS) com jogos antigos e com um celular que em seis meses terá sistema operacional obsoleto? E a pirataria, manolo? E onde está a jogatina em HD para um portátil, que seria o passo óbvio seguinte?

O Xperia/PlayStation deve ficar parecido com essa montagem abaixo que o Engadget fez. Segundo fontes do site, o aparelho é "sexy pra porra" e deverá ser apresentado ainda em outubro deste ano.


Ok, vamos ver. Eu prefiro esperar para ter certeza que ambos não serão um grandioso e épico FAIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário