terça-feira, 24 de agosto de 2010

Novo YouTube traz um pouco do Android para seu iPhone



Há um mês, o YouTube na versão mobile (ou "móvel", para alguns brasileiros) estreou nos Estados Unidos seu novo layout. O site traz mudanças cosméticas bem-vindas para usuários com dispositivos touchscreen, além de novidades na tecnologia que funcionam bem melhor nos aparelhos atuais. O Brasil e outros países do mundo foram agraciados com essa nova versão nos primeiros minutos desta terça-feira (24).

Para um usuário do iOS 4.1 (o sistema operacional do iPhone e iPod Touch), as mudanças foram as mais agradáveis. O novo visual do site lembra muito o design do Android, sistema do Google (dono do YouTube) e concorrente direto dos aparelhos da Apple. Muito mais fácil de ler a descrição dos vídeos e de clicar neles - afinal, quem usa caneta stylus em smartphone ainda hoje em dia já sofre muito.



Mas a mudança mais profunda foi a implementação do HTML5, tecnologia que permite abolir o uso do plugin Flash, da Adobe, para rodar conteúdo de mídia (animações, vídeos) no próprio navegador. O padrão, ainda engatinhando, é o principal pilar de Steve Jobs, chefão da Apple e veemente opositor do Flash (segundo ele, o plugin consome muito da performance e bateria para ser utilizado em celular, além de trazer muitos bugs e falha de segurança). Agora o site não abre mais o app do YouTube para rodar os filmes, mas sim o player de vídeos Quicktime.

Na prática, o HTML5 já funcionava no iOS. Bastava acessar o YouTube.com/html5 e ligar a opção - mas isso só funcionava no modo desktop, que não é muito adequado para um smartphone. Além disso, ele impedia que qualquer vídeo com anotações ou propagandas fosse acessível, limitando muito a experiência.

Agora, o vídeo funciona que é uma beleza. Não há interrupção no carregamento (buffering) e há opção de exibir em qualidade baixa ou normal (chamado de HQ, high quality). Assistir com qualidade meia-boca é bom não somente para quem tem uma internet capenga, mas também para quem precisa utilizar o portal de vídeos via internet 3G com limite de dados.

Tendência



Outra atualização são os comandos de gostar ou não de um vídeo. O ranking de até cinco estrelas já fora aposentado na versão desktop há algum tempo, então não fazia sentido permanecer com a função na versão mobile. Infelizmente ainda não implementaram esses botões na área de comentários (o que ajuda para coibir os trolls de sempre).

De fato, a nova cara do site funciona tão bem que já é possível aposentar o aplicativo nativo do iPhone/iPod Touch. Tanto que o Google, marotamente, sugere ao usuário colocá-lo como favorito na área de trabalho, criando um atalho como se fosse um app comum (isso é possível em qualquer site, na verdade).



Com 100 milhões de acessos diários por meio de dispositivos móveis - celulares, tablets, smartphones e o que mais se encaixar -, o YouTube só tem a ganhar com essa mudança. De 2008 a 2009, o tráfego cresceu 160% (segundo o Brand Republic), e a tendência é a popularização deste nicho.

Ou você acha que ter um celular com acesso à internet é algo de outro mundo? Certamente, daqui a alguns anos, será muito mais comum do que ter funções já consideradas básicas, como mp3 e câmera. Afinal, quem lembra dos antigos Nokia que sequer permitiam escrever uma SMS em 1999?

Nenhum comentário:

Postar um comentário