segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Welcome to the Jungle! Twitter de famosos são invadidos

Twitter do Axl Rose (em printscreen da Globo.com)


Uma falha grave em um site parceiro do Twitter pode ser o responsável por uma onda de ataques no microblog. Durante o domingo, as contas de pelo menos quatro famosos foram invadidas: o técnico da seleção Mano Menezes, os sub-celebridades Dado Dolabella e Sabrina Sato e o vocalista do Guns N' Roses, Axl Rose.

No caso do temperamental Axl, o estrago foi grande. Conhecido pelas frequentes mudanças de humor e problemas com membros da banda, poucos duvidaram de que a autoria da seguinte mensagem fosse realmente dele:

"Todos os próximos shows do Guns N' Roses estão cancelados oficialmente. Por favor, entrem em contato com seus revendedores para reembolso"

No entanto, como alguns fãs notaram, a mensagem - a primeira desde que o cantor passou pelo Rio de Janeiro, em março deste ano - foi postada no site em versão para celulares do Twitter, diferente do usual aplicativo oficial do microblog para o iPhone. Logo membros da banda correram para esclarecer que nada havia cancelado, avisando inclusive que ninguém teria saído do grupo.

Claro que, antes disso - e até depois -, houve muita reclamação e xingamento de fãs. É que nos dias 26 e 27 o Guns encabeçará o Leeds/Reading, festival de grande porte na Inglaterra, seguindo então para uma extensa turnê europeia. Por isso mesmo, a própria organização do evento procurou os representantes do Axl, que afirmaram que seu Twitter havia sido invadido.


Casos brasileiros

No caso do Mano Menezes e da Sabrina Sato, o "cracker" (ou seja, o cara que simplesmente descobriu um jeito de aprender a senha utilizada, sem modificar ou invadir o código-fonte do alvo) apenas quis tirar uma onda, mostrando fotos supostamente engraçadas.

Já o Dado Dolabella simplesmente teve sua conta no Twitter excluída. Não que vá fazer alguma falta, mas enfim, não deixa de ser um exemplo dos problemas no site...

De acordo com o blog da Rosana Hermann, a brecha de segurança ocorre no serviço de fotos do Twitter, o Twitpic. Quem quer ilustrar os 140 caracteres com uma foto, geralmente utiliza o site para enviar a imagem. A questão é que a página pede o login e senha do microblog e uma falha permite que se tente uma combinação insistente até conseguir a senha de qualquer usuário.


Segundo a Rosana, para evitar que isso aconteça basta fazer o seguinte:

"Se você for usar o Twitpic, use e dê REVOKE em Settings/connections logo após o uso.  E deslogue-se (@Opaulo dá o lembrete) . Tudo o que você deixa com permissão ativa, pode deixar um canal para invasão. Ou simplesmente feche a conta no Twitpic e use o YFROG ou outro serviço de envio de imagens mais seguro. Dê Revoke em tudo o que você não usa ou não precisa."

E bom, para quem acha que o Guns ainda é relevante (como eu acho), taí um bom vídeo motivacional com a música Scraped:


Nenhum comentário:

Postar um comentário