quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O 3D está morrendo e você não está nem aí..

Ah, o velho óculos 3D do Master System.. Esse sim, um verdadeiro pioneiro!


Todos os três ávidos leitores desse blog podem se perguntar: mas esse cara só quer desgraça? A culpa não é minha, mas sim das forçadas de barra que a indústria da tecnologia tenta de vez em sempre. Após a bomba do iTV (ou Apple TV, dependendo de quão atualizado você esteja) de ontem, o blog mais rentável do mundo, o TechCrunch, resolveu declarar a morte do 3D.

Isso mesmo, toda aquela empolgação com os filmes como Avatar está esvaindo lentamente com a chegada da tecnologia de três dimensões na sala de estar do consumidor. "Provedores de conteúdo desistiram do 3D", diz o blogueiro John Biggs. "O 3D é o LaserDisc desta era - é uma tecnologia boa de algumas formas (sozinho jogando PC é fantástico) e horrível em outras", completa, citando o fiasco da má utilização da técnica em filmes como Fúria de Titãs e G-Force.

Se nos Estados Unidos uma TV com capacidade de exibir imagens tridimensionais é cara, imagina aqui no Brasil, com modelos de R$ 7 mil e tralalá. Sem contar que, de fato, utilizar os incômodos óculos de cristal líquido (um para cada pessoa, claro!) para um ato simples como assistir à programação normal da televisão não é algo que me apetece muito.

No final das contas o 3D está sendo tratado como uma simples firula. E o que vem ganhando força são, justamente, dispositivos como o iTV, com aplicativos que prometem trazer experiências bacanas como o YouTube para a sala de jantar. A própria Google TV já foi apresentada com modelo semelhante (mas com resolução Full HD, claro).

Como aqui no Brasil as coisas são complicadas para o streaming - além do Netflix, HULU e outros não estarem disponíveis, a velocidade da internet pelas bandas de cá impedem qualquer tentativa de vídeos HD em tempo real -, eu vou me contentando com um recurso simples. Ligo meu notebook na TV e tenho tudo isso e mais um monte de coisas legais.

Claro que isso não impede de eu continuar desejando uma Bravia 3D para poder jogar o futuro Gran Turismo 5 com motion track e o escambau. Porque, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário